Blog

Break Coffee / Café  / O que é terroir e como isso afeta o café?

O que é terroir e como isso afeta o café?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo. As pessoas bebem café quente e frio e diferentes tipos de café, como expresso, café com leite, descafeinado e outros. Mas como o café consegue seu sabor fantástico? 

O que é Terroir?

Terroir é um termo francês que significa “terra”. As pessoas têm usado comumente em inglês para definir os fatores ambientais que afetam diferentes tipos de culturas. Simplificando, é uma característica de um lugar que gira em torno de muitos fatores, como composição do solo, temperatura, geografia e tipografia e cultivo.

Mais importante ainda, o cultivo cultural específico ou as práticas agrícolas também desempenham um papel significativo na alteração do terroir do local. Assim, o terroir define não apenas o clima e o solo da cultura, mas também o ambiente em que a cultura cresce. Isso inclui o conhecimento que os agricultores usam para cuidar das plantações.

Quais são os fatores que afetam o terroir?

Solo

Os minerais presentes no solo podem afetar a acidez e o corpo do grão. Você pode se surpreender ao saber que o solo vulcânico é excelente para o café. Isso porque ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, fósforo, zinco e outros nutrientes. Tenha em mente que esses nutrientes são essenciais para as plantas.

Além disso, o solo vulcânico promove uma drenagem profunda. Devido a essa propriedade, possui maior quantidade de matéria orgânica. Dessa forma, esse tipo de solo oferece retenção de água em épocas de chuva, o que cria reservas para dias secos. Resumindo, o solo terá um impacto direto na forma como as culturas acessam os minerais e nutrientes.

Clima

Os agricultores geralmente produzem café em uma região conhecida como cinturão do café. Note que esta é uma região que abrange várias partes do mundo. Senta-se sobre o equador e se estende para as áreas do Sul, como Tanzânia e Brasil, e regiões do Norte, como Mianmar e México.

Você também precisa saber que o próprio cinturão do café tem climas diferentes – micro e macro. Você pode até ter ouvido especialistas discutindo um microclima de café. É um conjunto de condições atmosféricas de uma pequena parte que é diferente em relação ao seu entorno. Por outro lado, o macroclima cobre uma grande área geográfica que possui um clima um tanto semelhante.

O café precisa de estações secas e chuvosas para florescer, o que obtém do micro e do macroclima. A estação chuvosa pode estimular o crescimento das plantas e ajudá-las a obter nutrientes do solo.

No entanto, a chuva pode prejudicar a época de colheita. Pode danificar as plantações, retardar o processo de secagem e causar outros problemas. A estação seca favorecerá o florescimento de novos frutos de café, necessários para o cultivo da próxima safra.

Elevação

Você já deve saber que quanto mais alto for, mais doces serão os frutos. Isso ocorre porque o solo se torna mais ácido com a elevação. Como com uma altitude maior, você terá um clima mais frio, a atmosfera oferecerá acidez no café.

A elevação vai impactar diretamente no processo de maturação do fruto do café. Essas frutas se desenvolverão mais lentamente e terão alta concentração de açúcares, maior densidade e mais complexidade.

Como o terroir afeta o café em diferentes regiões?

Segundo alguns especialistas, o terroir traz à tona as características dos diferentes grãos de café. Como cada terroir é distinto, oferece-lhe características diferentes. É isso que diferencia o café brasileiro do colombiano, indonésio ou etíope.

Por exemplo, se você cultivar café a 1.900 metros acima do nível do mar no Panamá e 1.400 na Costa Rica, eles terão sabores diferentes. A parte surpreendente é que esses dois países são vizinhos. Mas a maior altitude do café panamenho se beneficiará de um ambiente mais frio que tornará o café mais doce e ácido.

Para os clientes, o terroir afeta predominantemente o sabor do café preparado. Mas, no caso de produtores e torrefadores, é mais impactante. Os torrefadores terão que escolher um processo de torrefação que inclua não apenas a consideração dos potenciais sabores e aromas do grão, mas também a composição molecular. É por isso que a produtora terá que ajustar seus métodos de processamento e produção com base no clima, na geografia local e nos recursos.

As mudanças climáticas estão afetando o terroir?

Como o terroir é essencial para o café, isso torna a mudança climática um grande problema para a maioria dos produtores. Algumas partes do mundo estão ficando mais quentes. Isso evita que as lavouras se beneficiem de temperaturas mais baixas que produzem cafés mais ácidos e mais doces.

Fonte: craftcoffeeguru