A História do Café Catuaí
O café Catuai está em cultivo há mais de 4 décadas, por isso, embora não seja mais uma novidade no mercado, é apreciado por seus altos rendimentos, qualidade consistente e lucratividade para os produtores. Recentemente, houve indicações de que um renascimento do Catuaí está em andamento. Muitos tipos de Catuaí receberam notas altas em 2019 e foram nomeados para listas dos melhores cafés do mundo. Para entender por que isso pode estar acontecendo, toda a gama de características dessa variedade deve ser investigada.
Em primeiro lugar, o que chama a atenção é que o Catuai foi reconhecido oficialmente no Brasil em 1972. É resultado de um cruzamento genético entre duas variantes naturais de Arábicas, o Caturra amarelo e o Mundo Novo. Por ser uma planta menor, pode ser cultivada mais próxima, resultando em maior espaçamento entre plantas e melhor acesso às suas cerejas na hora da colheita. O café orgânico Catuaí foi importado para a Guatemala em 1970 e atualmente representa 20% da indústria cafeeira do país. Depois disso, foi transferido para Honduras em 1983, onde atualmente responde por quase metade de todo o Arábica cultivado.
A primeira safra de Catuaí geralmente acontece após três anos. É uma planta que reage bem à calagem e adubação, o que implica que o manejo ao longo da produção pode auxiliar na decisão se uma planta é frutífera ou não. Além disso, como certas culturas podem estar prontas para a colheita mais cedo do que outras, a mão-de-obra e a maquinaria podem ser dispersadas por um longo período de tempo. Essa abordagem também é superior para otimizar as estruturas de pós-colheita e armazenamento, permitindo que mais transações de compra e venda sejam concluídas em um curto período de tempo.
Onde eles crescem grãos de café Catuai?
Os grãos de Café Catuai Vermelho foram desenvolvidos no Brasil em 1949 e são um híbrido das variedades prolíficas do Mundo Novo e Caturra. O Catuai Vermelho foi liberado para crescer no Brasil e ainda é produzido principalmente no país após anos de investigação.
Como já mencionamos, a cultivar foi lançada no Brasil em 1972 após a seleção de pedigree (seleção de plantas individuais ao longo de várias gerações) e é amplamente cultivada.
O café Catuaí é geralmente cultivado em regiões tropicais localizadas principalmente na América Central e do Sul. Os maiores produtores de café Catuaí hoje são Brasil, Guatemala e Costa Rica.
Qual é o sabor do café Catuaí?
Outra coisa importante que deve ser mencionada ao falar sobre o melhor café Catuai é o seu próprio sabor distinto. A maioria dos amantes do café o descreve como bastante ácido, amargo e, além disso, deixa um sabor muito amadeirado e saboroso.
O catuaí pode apresentar uma ampla gama de características e propriedades sensoriais, de acordo com como ou onde foi cultivado e processado. É descrito como tendo chocolate, caramelo, açúcar caramelizado, mel, amêndoas, especiarias mistas, noz-moscada e erva doce. É aconselhável torrar de leve a médio-leve para realçar suas melhores características. Não há distinções de sabor discerníveis entre as várias variantes de cores desses grãos.