Blog

d

Que tal um café?

Ah o café.. Já parou para pensar que café não é apenas uma bebida, ele é um meio de interação social. Tomamos um bom cafezinho com amigos, no trabalho, com petiscos e até, café para viagem!

São tantas variações de preparo. Mas tudo que queremos é realmente ter uma experiência sensorial!

A cultura do café está mudando constantemente à medida que os consumidores buscam novas maneiras de desfrutar de sua bebida favorita. Os métodos de produção, comercialização e distribuição evoluíram para atender a essas novas necessidades.

O Brasil é um dos maiores exportadores de café do mundo, com todas as técnicas aqui empregadas em sua produção, fazem dos nossos grãos um dos mais apreciados…

E é exatamente isso que nosso produto oferece!

Mas você realmente sabe preparar um bom café? Vem conferir essas dicas!

Antes de tudo, é muito importante que você saiba armazenar o café depois de aberto. Guarde o café em potes preferencialmente (escuros) e bem fechados, longe de fontes de luz, e acredite, guardar o café na geladeira, isso mesmo, na geladeira! Fará toda a diferença, pois assim suas propriedades e aromas serão mantidos…

Agora que você sabe como armazenar, vamos ao modo de preparo?

Hummm… Estou sentindo o cheiro de café fresquinho só de imaginar…

Primeiro passo

Nunca deixe a água do café ferver, o ideal é que água esteja numa temperatura de 90°C, para que não queime e nem modifique seu sabor. E você não precisa de um termômetro para isso, basta retirar a água do fogo antes de levantar fervura.

Use água filtrada ou mineral!

Pode parecer bobagem, mas a água da torneira, possui muitos componentes químicos e impurezas, e isso com certeza irá alterar o sabor da bebida…

Mas qual a quantidade ideal de café?

Isso vai variar do seu gosto…um café forte, ou mais fraco…

Cafés de qualidade mais baixa (os mais comuns de mercado, e não arábicos) não necessitam de muito pó para o preparo.

Cafés arábicos, de qualidade alta, necessitam de mais pó para o preparo. Quem nunca fez um café arábico pela primeira vez e reclamou de estar fraco?

Para uma dica de preparo sem erro, utilize 1 colher de sopa rasa nos cafés mais comuns, e 1 colher de sopa cheia a muito cheia nos cafés arábicos, em cada 150ml de água.

Isso irá tornar sua experiência muito agradável!

E tem forma certa de colocar a água?

Sim!!!

Se você despejar a água toda de uma vez, provavelmente o café vai demorar mais de 5 minutos para passar pelo coador e, isso queima e altera completamente o sabor…

Então coloque um pouquinho da água no pó de café para umedece-lo, depois coloque o restante aos poucos em movimentos circulares.

Qual coador utilizar?

Apesar de serem muito tradicionais, para utilizar o coador de pano, você precisar tomar alguns cuidados!

Lave-o somente com água, nada de sabão; se você acabou de comprá-lo, ferva-o em uma panela com água e borra de café antes de usá-lo pela primeira vez; guarde o coador de pano dentro da água, em um pote fechado, na geladeira, para evitar que mofe. O coador de pano dura de 3 a 6 meses.

Por outro lado, há o coador de papel, mais prático e descartável. Alguns cuidados devem ser tomados ao utilizá-lo. Não esqueça de escaldar o papel antes da passagem do café. O resultado é uma bebida pura, leve, equilibrada e com acidez realçada. Porém, sua trama não permite a passagem de sedimentos ou do óleo do café, retendo parte do sabor real do café.

Que tal preparar um delicioso cafezinho agora mesmo?!