Como o consumo de café pode auxiliar no emagrecimento
Em 2014, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Embrapa Café já haviam divulgado uma pesquisa que mostrava as vantagens da bebida para praticantes de exercícios físicos. Já em 2021, um novo estudo publicado, no Journal of the International Society of Sports Nutrition, pela Universidade de Granada (Espanha), não só comprovou as informações obtidas anteriormente, como mostrou que consumir apenas uma xícara de café forte entre 30 e 60 minutos antes da atividade já é o suficiente para sentir ganhos no organismo.
A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central diminuindo a fadiga e adiando a percepção de esforço e cansaço pelo cérebro.
“A cafeína promove a quebra da molécula de gordura no tecido adiposo e acelera sua queima durante o exercício”, explica Amauri Garcia, educador físico com especialização em Contrologia Corporal e Treinamento Integrado, da academia Bodytech.
Para quem curte um café de qualidade e, também, caminhada ou corrida, vale participar da ABIC Coffee Run. O evento é uma iniciativa que visa estimular a prática esportiva, o bem-estar e, também, divulgar os benefícios do consumo regular de café para a saúde humana, no desempenho esportivo e na prevenção de doenças.