Blog

Break Coffee

Café gourmet para sua cafeteria

Sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo? Sim, assim como você leu, apenas a água consegue superar esta bebida requintada de aroma incomparável. De acordo com a Organização Internacional do Café, estima-se que cerca de 10 bilhões de quilos de café sejam consumidos globalmente por ano, um número crescente.

Essa bebida, à qual damos um valor central em nossas vidas, ganhou grande popularidade, despertando um crescente interesse na busca por novos sabores que estimulem os paladares mais exigentes. É assim que surge a especialidade do café gourmet.

Sabe o que é café gourmet?

O café gourmet não é um tipo específico de café; refere-se a todo um processo de elaboração que envolve um cuidado muito especial que vai desde a seleção do grão para plantio, seu cultivo, colheita e colheita até seu processamento, resultando na produção de uma xícara de café de qualidade superior, com características de sabor único, aroma agradável que se destaca e consistência definida que o distingue de qualquer outra preparação.

Que tipos de café gourmet existem?

Um café gourmet parte da seleção do grão, sendo esta de duas variedades comuns: arábica e robusta. Então vamos olhar para o que esses termos se referem e como eles se relacionam com o conceito gourmet que dá ao café seu caráter superior.

A partir daquela que queremos dizer duas plantas diferentes, o café arábica se distingue do robusto principalmente pelo grau de cafeína contido em sua composição, sendo metade do grão de robusta. Eles também são diferenciados pela altura da planta. A arábica sobe entre 2,5 e 4,5 metros, ao contrário da robusta que pode chegar a 6 metros de altura.

Outras diferenças entre café arábica e café robusto têm a ver com a área de cultivo e as condições climáticas e do solo. Por exemplo, a arábica requer altitudes acima de 900 metros, com temperaturas em torno de 20oC para uma produção ideal, em vez disso uma planta robusta se adapta melhor à altura mais baixa e é muito menos exigente.

Finalmente, podemos distinguir um café arábica do robusto pelo aparecimento de seus grãos. A arábica é caracterizada por ter uma semente com um tom mais esverdeado e aparência oval, em comparação com a robusta que tende a ser amarelada e circular. Além disso, deve-se notar que em termos de sabor é considerado o arábica um café com aroma mais forte e um sabor mais agradável ao paladar.

É conveniente escolher um grão de café gourmet?

Sem dúvida, a resposta para esta pergunta é sim. Se você quer provar um café que se destaque por seu sabor único e incomparável e um aroma que estimula seus sentidos, então é importante que você olhe para a qualidade do grão, sendo o grão gourmet por excelência o arábica que, apesar de seu baixo teor de cafeína, vai estimular todos os seus sentidos com sua textura e corpo levando o prazer de desfrutar de uma xícara de café para outro nível.

Não importa como você bebe, finalmente não podemos negar a imensa cultura do café que nos acomode hoje. Sua popularidade transcende fronteiras e costumes. É por isso que, mais do que apenas uma bebida estimulante, o café gourmet se torna uma experiência para o paladar.